Porque trocar a água da piscina periodicamente?

Fazendo uma análise mais cuidadosa, os cientistas descobriram que se trata de uma consequência: a cloramina. Conforme o cloro passa muito tempo na água e várias pessoas nadam na piscina, ele se une a uma série de substâncias como suor, compostos químicos do cabelo, maquiagem (presente em competições de nado sincronizado), resquícios de urina, protetor solar.

Em conjunto, estes compostos químicos produzem cloramina, essa sim prejudicial à saúde, e a formação de tal substância é geralmente identificada por um forte cheiro de desinfetante.

Outros estudos chegam ainda mais longe, afirmando que a cloramina pode trazer danos irreversíveis como a neutralização do esperma, o que poderia tornar o homem estéril. Outros estudos apontam para a chance de haver radioatividade na água com cloramina.

A solução para isso está em três alternativas. A primeira, que ainda está sendo estudada, consiste em adicionar certa quantia de ozônio ou de sal à água da piscina, o que em tese anularia o efeito nocivo da cloramina. A segunda, mais dedutível, é trocar toda a água da piscina com mais frequência, para minimizar as chances de contaminação.

A terceira, que parte do nadador e não de quem cuida da piscina, é tomar um banho mais cuidadoso antes de nadar, para diminuir o número de substâncias que interagem com o cloro. Limpeza do ambiente e higiene pessoal, portanto, estão mais uma vez juntas como solução para problemas de saúde.

Quanto posso colocar de água para completar o nível do meu lago?

Periodicamente é necessário completar o nível de água de uma lago, porém devemos tomar um certo cuidado para não colocar água em excesso e quando digo isso não me refiro ao fato de o lago transbordar e sim a quantidade de produtos químicos que podem vir com a água colocada.

Quando completamos o nível do lago com água da “torneira” o grande problema é o cloro. Neste caso podemos colocar no lago apenas uma quantidade de água que represente 20% do total do lago.

Exemplo:
Em um lago com capacidade de 1000 lt, esta agora com 800 lt devido a evaporação, neste lago poderemos adicionar apenas a quantidade de 160 lt. Entenda que a quantidade de água a ser levada em conta é a que o lago tem no momento em que você for adicionar mais água e não a capacidade total do lago.

O ideal é completar o nível do lago em períodos mais curtos de 3 ou 4 dias a fim de diminuir o risco de excessos.

Caso você precise, por qualquer motivo, colocar no seu lago uma quantidade de água maior que 20% do volume é aconselhável que você utilize caminhão pipa com água sem cloro.

Evitando assim intoxicação do seus peixes.